Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Glossário de A a Z -- 18/01/2000 - 11:55 (Vânia Moreira Diniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






GLOSSÁRIO DE A A Z DE TERMOS RELACIONADOS ÀS DROGAS


Site:http://www.terravista.pt//FerNoronha/5843


E-mail:vaniamdiniz@zaz.c





TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO MANUAL SOBRE A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DA UNIÃO, EM CO-AUTORIA COM OS PROFS. PAULO DE MATOS FERREIRA DINIZ E ANTÔNIO PAULO FILOMENO, COM APÊNDICE EM DISQUETE, ED. BRASILIA JURÍDICA, 1998,ADAPTADO PARA PUBLICAÇÃO NA INTERNET











Para um melhor entendimento e compreensão dos textos sobre drogas, incluídos pela autora nesta página, é conveniente a inclusão deste glossário,onde constam os principais termos utilizados nessa área de conhecimento.





A


Abstinência - interrupção repentina da droga.


Ácido — nome popular para a dietila-mida do ácido lisérgico, o LSD.


Alcalóides — substâncias derivadas de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidro-gênio e carbono. Seus nomes comuns geralmente terminam em INA: cafeína, cocaína, paraverina, pilocarpina, etc.


Alucinação — diz-se da percepção de um objeto, sem que o objeto esteja presente. Pode ser visual, auditiva, tátil, gustativa ou olfativa.


Alucinógena — diz-se da droga capaz de provocar alucinação.Também cha-mada de psicodélica ou psicotico-mimética.


Alucinógenos - substâncias que produ-zem alucinações.


Amnésia — distúrbio da memória, que pode ser parcial ou total. O indivíduo tem dificuldade para lembrar fatos que lhe aconteceram no passado.


Analgésico — remédio que modifica a percepção da dor no organismo. Geralmente provoca sedação, mas não leva à perda da consciência.


Analgésico Narcótico (narco = estupor) — substância que, além de provocar ausência de percepção ao estímulo da dor, induz a um estado de alteração da consciência denominado “consciência estuporosa”. Geralmente, substância derivada do ópio.


Anfetaminas - estimulantes que fazem com que o cérebro funcione mais aceleradamente


Anomalias - irregularidades, anorma-lidades.


Anorexígeno ou Anorético- medi-camento utilizado para provocar a anorexia, que é a aversão ao alimento. É feito à base de anfetamina.


Anorexígenos - são substâncias seme-lhantes às anfetaminas e podem levar a casos graves de dependência, sendo usado com a finalidade de combater a obesidade.


Ansiedade — sensação de perigo imi-nente, acompanhada de inquietação, tensão, taquicardia e dispnéia, sem relação com estímulo claramente identificado. Diferente de medo, que é uma reação diante de uma situação ou objeto identificado.


Ansiolítico — sedativo, diz-se da droga usada para combater a ansiedade. Tranqüilizante, calmante.


Anticolinérgico — diz-se da substância antagonista da ação de fibras nervosas parassimpáticas, que liberam acetilcoli-na.


Atáxicos - pessoas que sofrem de incoordenação patológica dos movimen-tos do corpo ( referente à ataxia ).


B


Bad Trip (viagem ruim, má viagem) — pode acontecer durante o efeito de uma droga alucinógena. O indivíduo “vive” um pesadelo estando acordado. Pode induzir reações de pânico, acidentes ou suicídio.


Barbitúricos - medicamentos de ação hipnógena (drogas que têm por base a maloniluréia).


Benzedrina - é uma droga que age sobre o sistema nervoso central com grande intensidade e sua ação é mais poderosa que todos os medicamentos excitantes.


Benzodiazepina — substância ansio-lítica sintetizada na década de 50 (tendo atualmente mais de 2.000 derivados).


C


Cafeína — alcalóide encontrado nas folhas de plantas do gênero Thea (chá) e nas sementes de plantas do gênero Coffea (café). Tem efeito estimulante sobre a respiração e o sistema circulatório. Pode ser encontrado em alguns medicamentos para a enxaqueca, devido ao seu efeito vasoconstrictor, e em refrigerantes (guaraná, coca-cola, etc.).


Cocaína — alcalóide extraído das folhas da Erytroxylom coca, ou por síntese da ecgonina ou seus derivados. Utilizado em anestésicos de ação focal. Poderoso estimulante do sistema nervoso central, quando inalada (cheirada), injetada ou fumada (crack).


Codeína — um dos alcalóides do ópio. Encontrado em alguns medicamentos para a tosse. Conduz rapidamente à dependência.


Confusão Mental — diz-se do sujeito que responde inadequadamente aos estímulos externos, apresenta-se desorientado quanto ao tempo, espaço e a si mesmo e tem expressão facial de perplexidade.


Crack — produto obtido através de processo químico, visando retirar a água do pó da cocaína (cloridrato), quando então pode ser fumado.


D


Delirium — quadro em que o indivíduo se apresenta com o pensamento obnubilado e vive intensamente aluci-nações, as mais diversas, principalmente táteis. Pode ocorrer em quadro de intoxicações endógenas, como na ure-mia, ou nas exógenas, como no alcoolismo, quando é chamado delirium tremens, porque coexiste com tremores grosseiros de extremidades, tronco e língua.


Dependência física - estado de adaptação fisiológica que se manifesta por transtornos fisiológicos mais ou menos intensos quando se suspende bruscamente a droga. O organismo necessita da droga para viver.


Dependência química - é a ingestão de substâncias das quais o organismo fica dependente.


Depressor - droga que pela ação do SNC (Sistema Nervoso Central) deprimem ou retardam seu funci-onamento, causando estado de depres-são.


Desorientação — pode ser quanto ao tempo, espaço, a si mesmo e aos outros. O indivíduo com desorientação temporal não é capaz de saber o dia, mês ou ano em que se encontra. A desorientação espacial faz com que seja incapaz de saber o lugar onde está no momento ou onde mora. O desorientado quanto a si mesmo não sabe sobre a sua identidade e o desorientado quanto aos outros perde a noção de familiaridade das pessoas que o cercam.


Dimetiltriptamina- substância encon-trada em folhas nativas da América do Sul. Produz efeitos alucinógenos seme-lhantes ao LSD.


Doping - substâncias encontradas até em certos medicamentos que podem melhorar o desempenho físico do atleta, mas que são nocivos à saúde.


Droga Psicoativa — provoca algum tipo de alteração no sistema nervoso central.


Droga Psicotrópica -além de provocar alteração no sistema nervoso central, tem o poder de provocar dependência.


E


Epiléptico - a pessoa que sofre de epilepsia que é uma doença nervosa com manifestações ocasionais, súbitas e rápidas, principalmente convulsões e distúrbios da consciência


Epileptiforme - são distúrbios seme-lhantes à epilepsia, caracterizado por um tipo de convulsão.


Espasmo muscular - contração súbita e involuntária dos músculos.


F


Free Basing (base pura) — processo de extração da base pura da cocaína, quando na forma de cloridrato de cocaína (pó). O produto do “free basing” é o crack, que pode ser fumado por não conter água.


H


Haxixe — substância extraída da resina das plantas femininas do gênero Cannabis. Contém mais alta concentração de canabinóis do que a maconha ou marajuara.


Heroína — alcalóide preparado a partir da morfina, por acetilação. Empregada, no início, para alívio da tosse, mas hoje universalmente proibida por causar forte dependência.


Hipnótico — medicamento que tem a propriedade de provocar o sono.


I


Ilusão — em psicopatologia, chama-se de ilusão o fenômeno que consiste em deformar o objeto presente. Por exemplo: uma pessoa vê um fio enrolado e tem a impressão de que viu uma cobra. É corrigível pelo próprio sujeito, o que a diferencia da alucinação, que tem grande credibilidade para quem a experimenta. As ilusões podem ser por inatenção, catatímicas e pareidolias (por exemplo, ver nuvens no céu e imaginar castelos, animais, etc.).


Intoxicação - envenenamento.


L


LSD — droga psicodélica extraída do esporão do centeio, hoje sintetizada, extremamente poderosa, capaz de provocar alucinações com quantidades infinitamente pequenas (microgramas). A forma de absorção é oral. Seus sintomas são definidos pelos usuários como “viagem”.


M


Maconha — nome popular de plantas do gênero Cannabis. O cigarro é feito com folhas secas, talos, brotos, flores e sementes da planta. Conhece-se três espécies: Cannabis indica, sativa e ruderalis. Contêm THC (tetra-hidro-canabinol), canabinóide responsável por efeitos ilusórios e de relaxamento muscular e mental.


Mescalina — droga alucinógena, extraí-da do cacto peyote, nativo do México. Produz efeitos semelhantes aos do LSD.


Morfina — principal alcalóide do ópio. Produz sensação de bem-estar, euforia e analgesia. Conduz rapidamente à dependência.


N


Narcótico - efeito de sonífero, às vezes até paralisando as funções do cérebro.


Neuroléptico — medicamento utilizado no tratamento das psicoses. Admite-se que não provoca dependência.


Neurotransmissor — agente químico liberado por um neurônio, para inibir ou estimular a resposta de outro neurônio subsequente. Exemplos: adrenalina, noradrenalina, norepinefrina, serotonina, dopamina, acetilcolina, etc.


O


Obnubilação — diz-se quando o estado de consciência está turvo (de nubes = nuvem).


Opiáceos — diz-se dos derivados do ópio, látex, sumo da papoula. Têm uso médico, entre os quais a morfina, a codeína, a papaverina e a tebaína. Da morfina, obtém-se a heroína. São substâncias que devem ser prescritas cuidadosamente, devido ao seu alto poder de gerar tolerância e dependência.


Ópio - droga pertencente ao grupo de depressores do Sistema Nervoso Central (SNC).


Overdose (superdose ou dose excessiva) — Superdosagem ou dose excessiva de uma substância que debilita o organismo, provocando falência de órgãos vitais, como coração e pulmões.


P


Pasta Básica De Coca (PBC ou bazuka) — produto obtido das folhas da coca, depois de maceradas com ácido sulfúrico, querosene ou gasolina. A pasta seca pode conter de 40 a 90% de sulfato de cocaína. É fumada pura ou associada a cigarros de tabaco ou maconha.


Perniciosa - nociva, perigosa.


Peyote — cacto originário do México. Contém mescalina.


Prevenção -prevenir para que não acon-teça.


Privação - falta do necessário à vida.


Psicoanalíticos - fenômenos psicoló-gicos, que analisados detalhadamente levam à conclusão de efeitos que causaram certos tipos de desordens nervosas.


Psicodélicos - drogas que provocam alucinações ou visões, em geral colori-das e fragmentadas.


Psicoléticos - drogas que têm ação relaxante ou calmante sobre as funções psíquicas.


Psicose - doenças mentais de caráter grave que desorganizam a persona-lidade.


Psicotrópicas - medicamentos que acal-mam a excitação psíquica.


Psilocibina —droga alucinógena extraí-da de cogumelos. Produz efeitos semelhantes aos do LSD.


R


Regeneração - reabilitação.


S


Síncopes - perda súbita da consciência, acompanhada de suspensão real ou aparente da circulação e da respiração.


T


Terapia ocupacional - forma de trata-mento que consiste na ocupação constante do doente.


THC — Tetra-hidro-canabinol (delta 9-THC) — Substância mais ativa encontrada na Cannabis. Hoje, graças a processos de engenharia genética, obtém-se plantas com teores cada vez mais elevados de THC.


Tolerância — capacidade de se resistir à ação de uma droga, necessitando aumentar a dose para obter o mesmo efeito anteriormente encontrado.


Toxicomania - vício de intoxicar-se com drogas.


Tranqüilizante — sedativo, calmante. O mesmo que ansiolítico.


Transcedência - que fica acima; muito elevado; que transcende do sujeito para alguma coisa fora dele.


Transitoriedade - duração efêmera, provisório.








BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


AITER, M. A. B. Drogas: drogas e conseqüências. 3a ed., São Paulo, Editora Jeonissi,


1994.


BUCHER, Richard:Prevenção do uso de drogas/ [pela ] equipe do Cordato-coordenador do


Cordato. CEAD vol. 1, Editora UnB.1989


.KALINA, E. Drogas: terapia familiar e outros temas. Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1991.


MURAD, J. E. Drogas: o que é preciso saber. 3a ed. Belo Horizonte: Editora Lê. 1990.


MURAD, J. E. O que você deve saber sobre os psicotrópicos: a viagem sem bilhete de volta. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1972.


SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, Normas e procedimentos na abordagem do uso de drogas. Brasília, 1991


OLIENENSTEIN, C. A droga: drogas e toxicômanos. 2a ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.


RIBEIRO, Mônica Moreira Diniz. Prevenção às drogas. Monografia. Disciplina Pesquisa Metodológica. Curso de Orientação Educacional. CEUB, Brasília. 1997


SILVESTRE, R. M. A dependência química hoje. Brasília: s/ ed. 1992.


VIZZOLTO, S. M e Seganfredo C. A. Uma onda perigosa: fumo - álcool - drogas. 3a ed. Petrópolis: Editora Vozes. 1991.

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui